sábado, 8 de março de 2014

Barragem do Bitury está próximo ao Colapso, com apenas 7,3% de sua capacidade.

      Barragem Eng. Severino Guerra ( Bitury)

A falta de chuvas agravou mais ainda a situação dos níveis das barragens de Belo Jardim. A situação mais grave é da Barragem do Bitury, que está apenas com 7,3 % de sua capacidade total, se não chover até o final de Abriu a mesma pode vir a ficar em colapso.

Barragem de Tabocas

Outro problema está na Barragem de Tabocas que está baixando rapidamente, o reservatório é responsável pelo abastecimento do distrito de Serra do Vento, Vila Nova, Povoado de Gravatá e Vila do Socorro. Porém estão sendo retirados cerca de 300 caminhões-pipas por dia para os municípios de Tacaimbó, São Caetano, São Bento do Una, Pesqueira, Sanharó, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, poção  e Alagoinha. 

    Barragem Pedro Moura ( Ipojuca)

 A situação também não é boa na Barragem do Ipojuca, onde carretas de uma empresa avícula de São Bento do Una retiram mensalmente o suficiente para abastecer uma cidade no porte de Sanharó por um mês.

Barragem de Xucuru

A pior situação é do distrito de Xucuru, onde a barragem chegou a colapso. Hoje o distrito é abastecido com caminhão-pipa e compra de água em caminhões particulares.

O Sistema Ipojuca/Bitury abastece as cidades de Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, assim como também as vilas desses municípios, com exceção de Xucuru e Taboquinha ( Belo Jardim ) e Jenipapo ( Sanharó).  Está claro que a situação está grave, porém não se ver medidas eficazes para solucionar ou amenizar esse problema por parte da Compesa e do poder Público. Um exemplo claro de como pode ser resolvido o problema com abastecimento de água está ocorrendo na Região Metropolitana de São Paulo.

    Leito da Barragem Eng. Severino Guerra (Bitury) no sítio Muquém ( Parte leste do  reservatório)

O momento seria propicio para a limpeza dos açudes, como o Bitury que desde sua construção nunca passou por uma reforma em seu paredão, nem limpeza de seu leito, retirando o exerço de lama e vegetação.

Confira o nível das barragens:

AÇUDE
CAPACIDADE
MÁXIMA
VOLUME
ATUAL (hm3)
%
 ATUAL
DATA
ATUAL
Tabocas
1.168
930
79,6%
06/03/2014
Eng. Severino Guerra (Bitury)

17.776

1.306

7,3%

06/03/2014
Pedro Moura Junior (Ipojuca)

30.740

10.141

33,0%

06/03/2014
Fonte: Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima

Por Folha de Belo Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário